domingo, 27 de janeiro de 2013

Biossíntese do colesterol


            O colesterol é uma molécula essencial para o funcionamento do organismo humano, portanto a partir de precursores simples todas as células são capazes de sintetizá-lo. Nessa postagem mostraremos os principais estágios da sua formação, que normalmente são divididos em 4 etapas para um melhor entendimento.

1ª etapa. O precursor do colesterol é o acetato e a partir dele ocorre a síntese do mevalonato (um intermediário de 6 carbonos).
            Duas moléculas de acetil-coA são condensadas formando acetoacetil-coA pela enzima tiolase. A molécula formada se condensa com uma terceira molécula de acetil-coA com a ação da enzima HMG-CoA-sintase gerando o composto de 6 carbonos HMGCoA (β-hidroxi-β-metilglutaril-coA). Depois ocorre a redução de HMG-CoA em mevalonato, para o qual cada uma de duas moléculas de NADPH doa dois elétrons.

etapa. Conversão do mevalonato em unidades de isopreno ativadas.
              Nessa próxima fase três grupos fosfato são transferidos de três moléculas de ATP para o mevalonato gerando a molécula 3-fosfo-5-pirofosfomevalonato pela ação das enzimas mevalonato-5-fosfotransferase, fosfomevalonato-cinase e pirofosfo-mevalonato-descarboxilase. Um grupo fosfato e o grupo carboxil vizinho saem do 3-fosfo-5-pirofosfomevalonato produzindo uma ligação dupla no produto de cinco carbonos, o isopentenil-pirofosfato (IPP) .Este é o primeiro dos dois isoprenos ativados centrais para a formação do colesterol. Então o IPP é convertido em seu isômero dimetilalil-pirofosfato (DMPP), o segundo isopreno ativado.

etapa. Condensação de 6 unidades de isopreno ativadas para formar o escaleno.
            A molécula de IPP e DMPP se condensam gerando o produto geranil-pirofosfato (GPP). O GPP se condensa com outra molécula de IPP e produz o farnesil-pirofosfato (FPP). Finalmente, duas moléculas de farnesil-pirofosfato se condensam utilizando NADPH por ação da enzima esqualeno sintase.

etapa. Ciclização do esqualeno para formar os quatro anéis do núcleo esteróide.
            O esqualeno passa por uma ciclização NADPH dependente produzindo o esqualeno-2,3-epóxido por ação da enzima esqualeno-monoxigenase. O esqualeno-2,3-epóxido que é uma estrutura linear é convertido em uma estrutura ciclíca formando o lanosterol, que contém os 4 anéis característicos do núcleo esteroide. Finalmente, o elanosterol é convertido em colesterol por ± 20 reações que incluem a remoção ou migração de grupos metil.


Caminho da síntese de colesterol


Nessa imagem é possível visualizar toda as reações da biossíntese do colesterol em que ,resumidamente, acetil-CoA + Acetoacetyl-CoA geram o produto HMG-CoA, que é reduzido a mevalonato. O isopentenil (IPP) é o primeiro isopreno ativado e o segundo é a molécula dimetilalil-pirofosfato. Os isoprenos ativados se condensam e formam o geranil-pirofosfato que se condensa com outra molécula de IPP gerando o farnesil-pirofosfato (FPP). Dois FPP se condensam formando o esqualeno. Depois, com uma série de mudanças (oxidações, remoção ou migração de grupos metil) o colesterol é produzido. 


Rosana Lima

Fontes:

2 comentários:

  1. obrigada pelas informações, bem organizado!

    ResponderExcluir
  2. Eu posso então tomar o esqualeno para aumentar o meu colesterol e assim aumentar a produção dos meus hormônios. Como conseguir o esqualeno?

    ResponderExcluir