terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O perigo do elogio à gordura

       Em uma reportagem da revista Veja, estudo publicado pela revista The Journal of the American Medical Association (Jama) diz que pessoas com sobrepeso tem 6% a menos de risco de morte em comparação com pessoas com peso normal. A explicação que defende o estudo é o fato de pequenos excessos no tecido adiposo poderem oferecer reserva de energia para doenças como a pneumonia. Mas em contraposição, os obesos têm 18% mais de risco de morte.
           O padrão de beleza e saúde foi alterado desde o século XVII. Onde antes as mulheres com sobrepeso era o símbolo de fertilidade e erotismo, hoje as mulheres tendem a querer um peso normal e para isso procuram especialistas para fazer uma dieta balanceada com o acompanhamento de atividade física regular.
Vênus em frente ao espelho, de Peter Paul Rubens (1614/1615), revela que as "dobrinhas" eram indício de beleza e saúde na época.
            Os argumentos contra o estudo, segundo John Wass, vice-presidente do Royal College of Physicians, nunca se viu alguém com sobrepeso que tenha vivido 1 século. Atualmente, as pessoas que estão acima do peso tem uma preocupação maior pois há uma chance maior de prevenir e tratar a obesidade, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.
Melina Botelho

Fonte:
  • http://reencontroinevitavel.blogspot.com.br/2008/10/longos-cabelos-louros.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário