quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

O que é colesterol?

Representação da molécula de colesterol

Popularmente conhecido, o colesterol é um tipo de gordura, famoso principalmente por causa da hipercolesterolemia ou dislipidemia (níveis aumentados de colesterol plasmático) que causa doenças como a aterosclerose e, consequentemente, causa derrames e infartos que, infelizmente, atingem grande parte da população. Porém, o colesterol vai muito além do senso comum.
Bioquimicamente, o colesterol é um álcool orgânico de cadeia longa cuja fórmula é C27H46O.  É necessário para o nosso organismo, pois está presente na membrana das células e é muito importante na síntese de hormônios esteroides - como a testosterona -, dos ácidos biliares e da vitamina D. Pode ser obtido através da dieta, a partir de alimentos, principalmente os que contém gordura animal (origem exógena) ou pode ser produzido pelo próprio organismo, no fígado (origem endógena).




Já que o colesterol é um tipo de gordura, ele é hidrofóbico, ou seja, insolúvel em água. Então, para que ele seja levado pela corrente sanguínea, é preciso que ele se ligue a um transportador, que, no caso, são as lipoproteínas: VLDL (Very low density lipoproteins ou Lipoproteínas de densidade muito baixa) e LDL (Low Density Lipoproteins ou Lipoproteínas de baixa densidade) que levam o colesterol do fígado aos tecidos e, assim, têm a facilidade de depositar colesterol nos vasos sanguíneos; e HDL (High Density Lipoproteins ou Lipoproteínas de Alta Densidade) que, ao contrário do VLDL e do LDL, retira o colesterol dos vasos e leva para o fígado. O HDL e o LDL também são muito conhecidos como "bom" e "mau" colesterol, respectivamente, por causa das suas funções. Por isso, recomenda-se que o indivíduo evite alimentos que contenham LDL e ingira mais alimentos que contenham HDL.

Portanto, o colesterol não é somente uma gordura conhecida por causar problemas vasculares. Ele tem suas mais diversas funções essenciais para o organismo e, se administrado corretamente, não causará problemas de saúde no indivíduo. O metabolismo do colesterol, a alimentação e as doenças relacionadas a ele ainda serão tratados nos próximos posts. 



Até a próxima!



Marina Oliveira



Fontes:

http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_exibe1.asp?cod_noticia=409

http://pt.wikipedia.org/wiki/Colesterol
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-e-o-colesterol
http://www.mdsaude.com/2008/11/colesterol-bom-hdl-e-colesterol-ruim.html

2 comentários:

  1. Uma pergunta meio boba . A maionese é anunciada como um alimento com gorduras "boas"como a do azeite.Mas isso de fato torna a maionese um alimento saudável a ponto de poder ser colocada em uma dieta ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a maionese realmente possui boas gorduras, as monoinsaturadas e polinsaturada, além de ácidos graxos, ômega-6 e ômega-3. Então sim, ela pode ser inclusa na dieta, o grande problema é o excesso dela e como você vai utilizar. Por exemplo, a maionese oferece 40 calorias por colher de sopa, porém de nada adianta ela ter "poucas" calorias e você utiliza-la com bacon, batata frita. Entende? E é importante também você não usar com frequência na dieta, alternar com outras gorduras boas como o azeite extra-virgem.

      Camilla Viana

      Excluir