sábado, 12 de janeiro de 2013

Por que o colesterol é importante?


             O colesterol alto afeta milhões de pessoas gerando problemas cardiovasculares, por isso é bastante conhecido entre a população, mas a sua importância ainda não é muito divulgada pelos meios de comunicação. Então nesta postagem mostraremos o papel crucial do colesterol como componente das membranas celulares e precursor dos hormônios esteroides, dos ácidos biliares e da vitamina D.
            Todos os hormônios esteroides (sexuais e do córtex supra renal) são produzidos a partir do colesterol nos seres humanos. Os hormônios sintetizados na glândula supra renal são divididos em mineralocorticoides (controlam a reabsorção de íons inorgânicos pelos rins, como por exemplo Na+ e o Cl- ,controlando seus níveis na urina e no sangue), e os glicocorticoides (auxiliam na regulação da síntese de glicose e possuem ação anti-inflamatória). Nas gônadas masculinas e femininas e na placenta são produzidos os hormônios sexuais, alguns exemplos são progesterona, androgênios e estrogênios. Os androgênios, como por exemplo a testosterona, auxiliam no desenvolvimento de características sexuais secundárias masculinas e os estrogênios, como o estradiol, no desenvolvimento de características sexuais secundárias femininas e algumas das funções da progesterona são a regulação do ciclo reprodutivo feminino, o preparo da membrana mucosa do útero para receber o óvulo e preparação das mamas para a produção de leite.


Colesterol como precursor da biossíntese de alguns hormônios esteroides.
          
            Os sais biliares possuem como função a emulsificação que reduz o tamanho dos agregados lipídicos facilitando a sua digestão e também ajudam na absorção de colesterol, ácidos graxos e outros lipídios do tubo intestinal. Além dos sais biliares, a vitamina D também é produzida através dos colesterol. A vitamina D é essencial na regulação da pressão arterial; absorção de cálcio e fósforo atuando indiretamente contra a osteoporose; preservação da força muscular; proteção contra diabetes, câncer e esclerose múltipla; regulação do crescimento celular, do metabolismo energético e da imunidade do organismo. A falta de vitamina D pode gerar raquitismo infantil, baixa estatura, osteomalácia (doença em que os ossos se tornam moles e deformados).
            Cada uma dessas substâncias possuem um papel importantíssimo no organismo humano e são provenientes do colesterol, sendo assim o colesterol é também de extrema importância para as atividades vitais do organismo, não sendo um vilão e sim um beneficiador se a sua taxa de LDL não estiver alta e a de HDL não estiver muito baixa. Em outras postagens trataremos mais sobre esse assunto!


Rosana Lima 


Fontes:
  • LEHNINGER, ALBERT LESTER. Princípios de bioquímica de Lehninger. Quinta edição. Porto Alegre: Artmed,2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário