sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Estatina



   Já falamos diversas vezes sobre hipercolesterolemia aqui no blog, enfatizando, principalmente, a relação entre esse problema de saúde e a alimentação. Porém, além de alimentos, a estatina também combate o "colesterol alto" (alto nível de LDL e baixo nível de HDL). 

   As estatinas são fármacos lipoproteicos (esteroide) utilizadas no tratamento de indivíduos que possuem hipercolesterolemia, prevenindo aterosclerose e outros problemas causados pelo excesso de "mau colesterol" no sangue. 
      Sua ação é inibir uma enzima da via de
biossíntese do colesterol, a HMG-CoA redutase, que catalisa a reação que transforma HMG-CoA em mevalonato. Essa inibição limita a velocidade da via e, consequentemente, diminui o conteúdo intracelular de colesterol, aumentando os receptores de LDL nos hepatócitos. Estes, por sua vez, passam a remover mais VLDL e LDL do sangue e armazenando-os dentro da células, compensando a diminuição de colesterol intracelular. Assim, a estatina diminui a taxa de colesterol circulante no plasma sanguíneo. Além dessa inibição, as estatinas também podem melhorar a elasticidade das artérias e diminuir os processos inflamatórios pelo corpo.


Esquema que mostra a ação da estatina

     Quando associadas à atividade física, as estatinas têm seu efeito potencializado, reduzindo em até 70% os riscos de morte por consequências do "colesterol alto", como mostra um estudo americano divulgado na revista médica The Lancet e, aqui no Brasil, divulgado pela revista Veja:

       "De acordo com os resultados, participantes que tomavam estatina e que tinham melhor condicionamento físico tiveram um risco até 70% menor do que aqueles com pior condicionamento, mas que também faziam uso do medicamento. [..] O coordenador da pesquisa, porém, reforça que a mensagem do estudo não é incentivar as pessoas a deixarem de fazer uso de estatinas. O remédio, ele explica, é essencial para reduzir eventos cardiovasculares, efeito que foi comprovado por uma série de trabalhos. Segundo Kokkinos, o que seus resultados reforçam é a importância da prática regular de atividades físicas e a eficácia da estatina."  (site Veja 29/11/2012)

O uso do remédio deve ser seguido de
uma boa alimentação!
      Portanto, a estatina é um importante e eficaz combatente do colesterol alto, utilizado por milhões de pessoas em todo o mundo, mas não devemos deixar de lado a importância da alimentação. Assim como o estudo mostrou que a atividade física aliada ao uso da estatina melhora o efeito do fármaco, a alimentação também deve ser considerada como uma grande aliada do tratamento de hipercolesterolemia, assim como enfatizamos nos posts anteriores. Se o indivíduo tratado por esse remédio usufruir, também, de exercícios físicos e de uma boa alimentação, sua saúde ficará ainda melhor.


Marina Oliveira

Fontes:
MARZZOCO e TORRES, Anita e Bayardo Batista. Bioquímica Básica. 3ª edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário